出席發佈會的嘉賓合照 GRUPO FOTOS DOS PARTICIPANTES NA SESSAO
澳門企業與葡萄牙企業簽署合作協議 Protocolo entre empresas Portuguesa e de MACAU
【Lançamento de produtos de saúde de Macau aprofunda a cooperação sino-portuguesa】
(Lisboa, 2 de Maio de 2024) Durante a visita da delegação de empresários de Macau a Portugal, organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), a Associação Empresarial para a Cooperação Lusoesfera e China (AECLC) e a Associação da Indústria de Aromaterapia de Macau China em conjunto realizaram uma “Sessão de Lançamento de Produtos de Saúde de Macau". O evento foi promovido pela Delegação de Comércio e Economia de Macau em Lisboa e o IPIM- Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, e organizada pela Francine Chicard (Macau) Lda.
A Sessão foi presidida pela Presidente da AECLC Bao Hong. O Presidente do IPIM, Vincent U no seu discurso afirmou qe que Macau continuará a desempenhar seu papel como plataforma de serviços para a cooperação comercial sino-portuguesa, fornecendo mais conveniências para a cooperação empresarial entre as duas regiões e ajudando a encontrar oportunidades de negócios e explorar novas áreas de cooperação. (...Suplemento do IPIM)
A conferência será presidida por Pong Hong, presidente da Associação Global de Empresários Luso-Chineses. Em seu discurso, Vincent U, Presidente do IIPIM, afirmou que a 6ª Reunião Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa foi realizada com sucesso em Macau, marcando o início de uma nova era de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa. No âmbito do fórum, o Governo da Região Administrativa Especial de Macau realizou uma série de ações para promover a cooperação entre a China e os países de língua portuguesa. Durante esta visita, a delegação empresarial composta por 15 representantes empresariais visitou vários projetos de investimento de empresários de Macau em Portugal, o que reflete o papel de Macau não apenas na promoção da cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, mas também na participação ativa das empresas de Macau no desenvolvimento de investimentos nos países de língua portuguesa e na construção da plataforma de Macau. Este evento de lançamento de produtos de saúde é uma ação concreta das empresas de Macau na participação na construção da plataforma entre a China e os países de língua portuguesa. Espera-se que este evento de hoje estabeleça as bases para a promoção futura da cooperação empresarial entre a China e os países de língua portuguesa.
A Coordenadora da Delegação Económico e Comercial de Macau em Lisboa agradeceu à "IPIM" por organizar a visita da delegação empresarial a Portugal e congratulou a iniciativa pelas associações e empresas de Macau por organizarem este evento. Este é também o primeiro evento deste tipo realizado na delagação, que pode ser considerado como também uma plataforma. São bem-vindas as empresas portuguesas e as empresas da China que desejam obter mais informações sobre os serviços de plataforma oferecidos por Macau para promover a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, através do escritório em Lisboa.
O Presidente da Associação da Indústria de Aromaterapia de Macau e Diretor da Casa das Fragrâncias de Macau Sam Chan, compartilhou no local o potencial de desenvolvimento dos produtos de aromaterapia no mercado chinês. Ele afirmou que, sob a promoção da plataforma sino-portuguesa de Macau e do governo da Região Administrativa Especial de Macau, a Associação da Indústria de Aromaterapia de Macau tem cooperado estreitamente com empresas e associações do país lusófono em áreas como aquisição de matérias-primas naturais, intercâmbio de tecnologia e expansão de mercado.
O objetivo desta apresentação é promover marcas originais de Macau para empresas portugueses, combinando matérias-primas naturais de todo o mundo com produtos de saúde de Macau fabricados com fórmulas da medicina tradicional chinesa, esperando obter mais oportunidades de desenvolvimento local. Os participantes manifestaram um grande interesse nesses produtos e expressaram disposição em discutir oportunidades de cooperação.
Este evento forneceu uma plataforma para empresários de Macau estabelecerem contatos e expandirem seus negócios com a comunidade empresarial portuguesa. O evento atraiu a participação de cerca de 70 empresas de diversos setores em Portugal, incluindo hotelaria, indústria médica, consultoria empresarial, financiamento bancário, desportes, entre outros. Forum assinados protocolo entre Associação Empresarial para a Cooperação Lusoesfera e China (AECLC) e a Associação da Indústria de Aromaterapia de Macau China, contratos do representação dos protutos da empresa portuguesa no mercado chinese e contrado da distribuição dos produtos de Francine Chicard no mercado portuguese.
Os principais convidados presentes incluíram o Presidente do IPIM, Vincent U; a Coordenadora da Delegação de Comércio e Economia de Macau em Lisboa, Lúcia Santos; Iara Martins, representante da AICEP, Departamento Comercial e do Departamento de Agricultura e Alimentação; o Vereador da Camara Municipal de Amadora Luís Lopes; a Secretaria Geral da AHRESP - Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Ana Jacinto; o Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, Choi Man Hin; o Secretário-Geral da Câmara Comercial Luso-Chinesa, Bernardo Mentias; a Presidente da Associação Empresarial para a Cooperação Lusoesfera e China (AECLC), Bao Hong; e o Presidente da Associação da Indústria de Aromaterapia de Macau China, Sam Chan, entre outros.